quarta-feira, 2 de abril de 2008

Qual é o sentido de cooperar?

Muitos têm dito que vivemos uma época de individualismo exarcebado, que as relações são cada vez mais frias e distantes. Embora o ritmo da vida moderna até faça com que isso seja, ao menos em parte, verdadeiro, sempre é possível pensar em roteiros alternativos a isso.
Paradoxalmente, as tecnologias que pretensamente nos afastam podem ser precisamente o mecanismo que permite que estejamos cada vez mais juntos, mesmo que geograficamente distantes uns dos outros. No entanto, tecnologia sem uma visão humana faz muito pouco sentido. O mesmo artefato que serve para nos isolarmos pode também servir para que estejamos não só no mesmo espaço, mas compartilhando os mesmos sonhos e construindo colaborativamente o nosso caminho.
Retomo, então a pergunta: Qual é o sentido de cooperar?
A resposta mais óbvia (e talvez antiga) é que juntos podemos mais do que separados. Também podemos aventar que juntos podemos não só fazer mais. Podemos fazer melhor. Além disso, se queremos fazer um mundo melhor, mais solidário, não há coisa melhor a fazer do que começar pelo nosso quintal. Pode ser apenas um pequeno passo, mas repetindo o que foi dito quando se chegou à Lua (sem querer ter a pretensão daquele momento histórico) , pode até ser "um pequeno passo para o homem, mas é um grande passo para a humanidade".
Abraços e que o outono nos seja muito frutífero.

10 comentários:

Catarino disse...

Convite.
Visite meu blog e, caso goste, vote no blogstar.
Fico na espera

Eva disse...

Gostei do seu blog! onde voto?

Ana Maria disse...

Cooperar é viver em união,desencadeando um ambiente harmonioso e solidário, compartilhando os bons e os maus momentos,é ajudarmos uns aos outros sem medir esforços.

Um abraço.
Ana maria.

Vânia Regina disse...

Cooperar Prof. Hamilto eu vejo como uma troca de experiência, de se ajudar a construir uma mudança no meio educacional, cooperar e ajudar sem pensar em recompensa, mas sim na satisfação do outro,e satisfazendo o outro estarei me satisfazendo também criar ambiente onde todos se sintam bem, emfim e compartilhar criar o ambiente de armonia, de amizada. Cooperar é não criar impecilhos.Um grande abraço.

*Line* disse...

Piaget, Paulo Freire; Maturana e Varela (l982) e outros autores ressaltam que é só na cooperação que a superação da crise se efetiva.
Cooperação, para mim, é a solução para o mundo.
Cooperar para transfomrar o planeta para melhor.

Cris disse...

Olá Profº Hamilton, tudo bem?
Acredito que cooperar seja fazer algo pelo próximo sem exigir nada em troca, cooperando estaremos evoluindo como ser humano, principalmente nesta area da educação, onde precisamos caminhar juntos para conseguirmos um país melhor, um mundo mais humano.
Abraços,
Cris.

Dejanira disse...

Olá Professor!
Acretito que cooperar seja uma forma de mantermos a união, caminhar lado a lado, nunca fazer pelo outro, mas sim trocar experiências, procurar a melhor solução, fazer parte.
Acredito que na área da educação a cooperação é fundamental.

Abraços
Dejanira

anamariadebastos disse...

Oi gente!
Boa tarde.
Que maravilha esses blogs recomendados!!!!

O dicionário de Libras !!Humm,sem comentário!!Simplesmente maravilhoso, não dá para saber qual é o melhor, todos são ótimos.Parabéns equipe da TICs.Com esse material vou enriquecer muito os meus conhecimentos.
Ainda não tive tempo de abrir e ler todos os links, mas não vejo a hora de fazer isto.
Colegas eu recomendo.
Um abraço!
Ana Maria.

roselaine rech disse...

Acredito que cooperar seja uma ajuda mútua, onde caminhamos em um sentido mas lado a lado,não visando uma disputa e sim uma troca de saberes.Se alguém quiser visitar o meu blog, ficarei contente.

David Vicente disse...

Hola,
Veo que las nuevas tendencias pedagógicas se aplican en todo el mundo de forma parecida. Yo soy profesor de tecnologia de secundaria, y tambien utilizo mucho los recursos TIC y el trabajo cooperativo con el alumnado en mi dia a dia profesional.

Un saludo,
David

http://www.flickr.com/photos/davidvicente/sets/